quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Joanópolis... Capital Brasileira dos Lobisomens


Joanópolis é uma cidade no interior de São Paulo, com 10.000 habitantes localizada aos pés da Serra da Mantiqueira...

 Um lugar onde ainda é possível ir à cavalo na "vendinha" jogar conversa fora, ouvir os seresteiros no coreto da praça aos domingos, além de levar uma vida pra lá de tranquila sem se lembrar que apenas 100 kms dali está uma das cidades mais populosas do mundo, São Paulo


 A cidade  ganhou o título de Capital Brasileira dos Lobisomens, graças a  defesa de uma tese de mestrado de uma folclorista local na década de 80, ela falou sobre as lendas contadas na região
Uma delas, de um morador que um dia teria virado um lobisomem na década de 70, com testemunhas que juram que o fato realmente ocorreu...
 A tese acabou ganhando destaque em um jornal de São Paulo, e a repercussão fez com que a prefeitura de Joanópolis  aproveitasse o sucesso criando o Slogan "Capital Brasileira dos Lobisomens" o que tornou Joanópolis uma atração turística dentro dos roteiros do "Turismo Imaginário" no Brasil.
A Globo deu uma força realizando uma reportagem na cidade com o reporter Mauricio Kubrusly.

Na Cachoeira Dos Pretos é onde nasce o Rio Piracicaba
 Mas a cidade possui atrações turísticas  reais, como a maior cachoeira do estado de SP, a "Cachoeira dos Pretos", uma bela queda, que segundo histórias da região ganhou esse nome por que antigamente os escravos fugiam das fazendas e iam para a cachoeira, pular do alto em busca da liberdade.
Se é verdade ou não, eu não sei, mas o fato é que o lugar é um verdadeiro cartão postal, além de ser também a nascente do Rio Piracicaba, o que a torna ainda mais interessante!

Na estância onde está a cachoeira, existe uma pequena estrutura para os turistas  como restaurantes, casa de artesanato, sanitários, parque de aventuras que funciona apenas nos finais de semana, com boia cross e arvorismo... 
Apesar de ser muito simples, o restaurante é muito agradável, pois você almoça bem ao lado das pequenas quedas d'água que descem da cachoeira, ouvindo os pássaros e o som das águas!


Estivemos em Joanópolis em Junho de 2011, período bastante frio na região, já que a cidade é cercada por serras, nos hospedamos penso eu no melhor hotel da cidade, aliás mais do que um hotel um Resort Hotel fazenda, chamado "Monte das Oliveiras"



Um belo hotel, com piscina aquecida, lagos, fitness, atrações infantis, spa,  gastronomia portuguesa, horta,  e muito mais, tendo o bacalhau como cartão de visita, além de várias opções de chalés para hospedagem, desde os mais rústicos aos mais sofisticados.



Como era final de semana do dia dos namorados, escolhemos um chalé com tudo que tínhamos direito, hidromassagem, lareira, vista para as montanhas, e muito conforto. Porém o lugar é muito frio, por isso é aconselhável nos meses de inverno caprichar nos casacos!
Outro lugar para ser visitado na cidade é a "Casa do Artesão", na praça principal, acho que única da cidade rsrsr, lá existem esculturas de lobisomens, vinho do lobisomem  artesanato em cipó, um delicioso cafezinho feito no fogão a lenha e outras esculturas de artistas locais, na minha opinião falta ao lugar uma visão mais empreendedora, mas vale conhecer!


Uma parada obrigatória em Joanópolis é no "Empório Cachoeira", logo no início da subida para a Cachoeira dos Pretos, um empório recheado de tentações gastronômicas, além de souvenires  antiguidades, cervejas importadas, queijos diversos, e claro os lobisomens que  logo na entrada já alegram o local. Imperdível! 
Segue abaixo um vídeo gravado por nós durante a nossa viagem! 




Gostei muito de ter ido a Joanópolis, para uma fugidinha no final de semana é uma ótima opção, principalmente para quem já está próximo num raio de 300 kms.




 Conheça mais acessando

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Parque Temático "XCARET" em Cancun


Cancún tem 3 parques eco-arqueológicos famosos, que são visita obrigatória pra quem vai a Cancún  um deles é o Xcaret, localizado a 30 km de Cancún 
Em 1984, o arquiteto Miguel Quintana Pali comprou 12 hectares na Riviera Maia, no estado de Quintana Roo, para construir sua casa...


 No entanto, quando ele começou a limpar a terra, ele descobriu semidouros naturais conhecidos como cenotes e belo rios subterrâneos, então ele decidiu criar um parque onde todos poderiam acessar as maravilhas naturais da região:  "Xcaret Park"


Xcaret foi inaugurado em dezembro de 1990 como um parque Eco-arqueológico onde os visitantes de todo o mundo podem apreciar o esplendor da biodiversidade do México e do patrimônio cultural, já que o mesmo reúne ainda ruínas dos povos Maias.
No parque é possível ver vários animais soltos, como flamingos e araras...


Devido ao grande sucesso do parque, o mesmo tem sido modelo de preservação com um sistema de gestão ambiental que reutiliza água, preserva tartarugas marinhas entre outros projetos!


Snorkel, atividade de mergulho que propicia uma visão fantástica dos peixes...


O complexo é gigantesco não sendo possível percorrer tudo em 12 horas, conta com 12 restaurantes temáticos, rios subterrâneos  praia de mergulhos, um teatro absurdamente bem projetado com arquitetura Maia com capacidade para 2.000 pessoas, diversas lojas, piscinas naturais, spa, área de golfinhos, museus, ruínas maias, igreja, e muito mais!


além das diversas atrações, todos os dias acontece um show no teatro que conta a história da colonização dos Maias, o show conta com mais de 200 integrantes e tem duas horas de duração...


No teatro Xcaret, o clima é de mistério...todos os convidados seguram uma pequena tocha p assistir o espetáculo.


A entrada no parque custa o equivalente a 120 dólares por pessoa, com direito a refeição, e que refeição! 
O restaurante "La Cocina", que nós escolhemos p almoçar nos deu um banho de comida tipica mexicana, inesquecível  quase morremos de comer! rsrsrsr


Eu, meu marido, minha irmã e meu cunhado tirando a "cesta" Mexicana depois de comer muuuitoooo...


trajes típicos e musicas tipicas são usadas por todos os funcionários do parque, que são pra lá de atenciosos, uma dica imperdível é o Spa que se encontra embaixo de uma cascata na entrada de uma caverna, onde se chega levado por um barco estilo Veneza.


Foi nesse parque que eu mergulhei com os Golfinhos, atividade não inclusa no valor da entrada, e marcada com antecedência, isso conto em outro post!


segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Hotel By Meliá Cancun

Foto site hotel

 Cancún é uma cidade localizada no Estado de Quintana Roo no México. Uma cidade dividida entre a imensa lagoa "Nichtupé" e o mar do caribe...

Blog de trilhamarupiara : Trilhamarupiara, "Me Cancun" By Meliá... 

Eu diria que são duas Cancuns, uma onde vive a população local e outra que foi projetada e americanizada para receber turistas do mundo inteiro.
A 40 anos o governo Mexicano juntamente com bancos mundiais decidiram construir Cancún para atrair turistas ao México, e assim nasceu a "Zona Hoteleira" de Cancún!


A Av "Boulevard Kulculkan", que corta a Zona Hoteleira, tem nada mais nada menos que 23 km de extensão, mas sua beleza é tanta que vc nem percebe que andou tudo isso, os hotéis dão um espetáculo de imponência, luxo e arquitetura além de serem em maioria gigantescos!
Cancún é uma mistura de Miami com uma mini Las Vegas, ladeada pelo mar do Caribe, com as melhores redes de hóteis do mundo em sua orla, disputando luxo e beleza, cercada de paisagismo, baladas, e muita gente bonita, sem comentários né?!

Blog de trilhamarupiara : Trilhamarupiara, "Me Cancun" By Meliá...
Hard Rock Café 
Há uma diferença de 3 horas no fuso horário, em relação a Brasília.
De Guarulhos á Cancún são 10 horas de Voo com escala no Panamá, aliás diga-se de passagem o Aeroporto do Panamá é perfeito para comprinhas diversas, perfumes, maquiagens, eletrônicos, muito bom excelentes preços, melhores que em Cancún, adorei!

Nos hospedamos no "Me Cancún" que pertence a rede Meliá ,http://www.me-cancun.com, excelente opção para jovens, com baladas temáticas todos os dias, decoração futurística, além de ter uma enorme faixa de areia privativa com atendimento personalizado!


O hotel não está na lista de hotéis oferecidos pela CVC, o mesmo conta  com 4 restaurantes temáticos, Oriental, Brasileiro, Mediterrâneo, Mexicano, além de Spa, e todos os afins de um cinco estrelas.


Optamos pelo sistema All Inclusive que inclui nas diárias do hotel todas as refeições e bebidas disponíveis no hotel, mas é preciso tomar cuidado com esse sistema, pois vc pode pagar por algo que não vai usar, por que os passeios são muitos e vc acaba passando pouco tempo no hotel, não usufruindo do sistema como poderia!


Não viajo por agências tradicionais, sou cliente  fiel da Decolar, compro tudo pela internet, passagens aéreas, reservas de hotéis, nunca tive problemas e os preços são imbatíveis!

Quando chegamos no hotel ficamos deslumbrados, com o que vimos, desde a belíssima vista do quarto e todo o hotel, localizado bem ao lado dos Shoppings La Isla e Kulkulkan Boulevard

A melhor época para ir a Cancún é de Abril à Agosto, quando lá é verão, a primavera começa em 21 de Março, mas é preciso ter cuidado, o melhor é fugir das férias dos estudantes americanos, o famoso "Spring Break", evento onde os jovens americanos lotam a cidade e promovem muita bagunça!

Blog de trilhamarupiara : Trilhamarupiara, "Me Cancun" By Meliá...
Imagem Site hotel
O nosso primeiro dia em Cancún  foi meio que "reconhecendo terreno" chegamos por volta de 4 da tarde, alugamos por 7 dias um "Jeep" ali mesmo no aeroporto, onde há várias opções de agências para locação de veículos.
Alugar um carro é simples desde que se tenha um cartão internacional com um limite que cubra o "calção" que eles exigem, mas a locação é barata, pagamos por 7 dias o equivalente a 800 reais


O Shopping La Isla é diferente de todos os Shoppings que eu já vi, fica meio ao ar livre, ao lado da lagoa  Nichtupé, a mesma passa dentro do Shopping que tem até barco meio  "Veneza" para passear entre as lojas, belíssimo!


As grifes mais famosas do mundo estão ali e mesmo apesar do imposto reduzido do México, ainda é caro, na minha opinião, claro!





quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Meu coração se tornou vermelho depois que estive na Amazônia...




Sempre digo que meu coração se tornou vermelho depois que estive na Amazônia, o video mostra por que!

 Participação especial: Malvino Salvador e Thiago Fragoso
Conheça a Amazônia!!!

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Subida a Machu Picchu!



Machu Picchu, foi eleita uma das 7 maravilhas do mundo em 2007...

O que dizer de um lugar assustadoramente belo...
Assustador, não apenas pelas misteriosas construções de pedras erguidas com precisão no topo das montanhas andinas peruanas...


assustador por nos mostrar a  fantástica engenharia de um povo... Os Incas....
assustador, pelos terraços espalhados em forma de cascatas por toda a cidade...


 assustador por nos fazer pensar que daqui a 600 anos, poderemos ser nós os "Incas", visitados e estudados por futuras gerações, podem ser as nossas obras, construções, cultura, ou a falta dela... pesquisadas por outros?! ....... como saber?!


Machu Picchu existe a mais de 600 anos, mas só foi descoberta a 100 anos por um historiador da  National Geographic em julho de 1911, Hiram Bingham III, professor de história da Universidade de Yale. Ele e mais dois nativos, que haviam relatado a existência de histórias sobre a cidade perdida, partiram em expedição a procura do lugar, e depois de várias semanas, chegaram de joelhos se arrastando até o cume da montanha...tomada pelo mato e por víboras...


Enquanto inspecionava o local, o explorador anotou em seu diário: "Alguém acreditará no que acabo de encontrar? .... Vi com meus próprios olhos, a quantidade de montanhas absurdamente altas que existem na região... só posso concluir que ele realmente foi um herói por ter desbravado essas montanhas e descoberto Machu Picchu...


Mas por que Machu Picchu ("velha montanha", na língua Inca), foi construída?
Sabe-se que foi o Imperador Inca "Pachacutec", quem mandou construir a cidade, mas não há um consenso sobre o por quê.. dizem que era um refugio do imperador, uma espécie de esconderijo, já que sua residencia oficial era na região de Cusco...

mas como tudo teria acabado?, por que os Incas que viveram ali deixaram a cidade?... foram mortos nela?... isso ainda é um mistério... não há consenso nas informações!


Próximo da montanha foram encontradas dezenas de ossadas que poderiam ser dos Incas, fala-se em peste, epidemia, confronto com os espanhóis, mas os espanhóis não chegaram a Machu Picchu, pois estava tudo intacto, coberto pelo matagal quando foi descoberta...


Tbem foram encontrados vários artefatos na cidade perdida... desde jarras de prata, travessas, até um enorme tanque de pedras em um local onde seria um jardim perfumado de orquídeas  onde o imperador se banhava...

Ver tudo isso de perto foi uma emoção inesquecível...

O trajeto saindo da estação Poroy próximo a Cusco é feito de trem, são 3 tipos de trem, entre eles o "Vistadome" especialmente desenvolvido para se admirar a paisagem até a cidade de Águas Calientes... de onde se sobe de micro-ônibus até os pés da cidade perdida... Entre Cusco e Águas  Calientes de trem são aproximadamente duas horas, e de vã até os pés da montanha aproximadamente 15 minutos!


Trem esse, com enormes janelas de vidro que trilha ao lado do rio Urubamba, e das cordilheiras, uma paisagem cinematográfica... belíssima...
Quando chegamos na montanha, dispensei o guia que nos esperava no local,preferi ficar sozinha com meu marido p/ que pudéssemos trilhar a cidade com calma sem "pressão" de tempo... Não gosto de guias...
 logo na chegada procuramos o ponto mais alto da montanha pra que pudéssemos contemplar tudo aquilo, e lá me sentei, me emocionei, e agradeci a Deus por estar ali... afinal é minha segunda maravilha do mundo, agora faltam 4...

Apaixonada por histórias de antigas civilizações, eu já havia feito um milhão de pesquisas sobre o lugar, mas estar pessoalmente diante de tanta magia é surreal....

A montanha está cercada por outras quatro, que estrategicamente as esconde...

delas saem fumaça constantemente, na verdade é a neblina do local devido a altitude...todo esse cenário cria um clima de mistério  me lembrei até do filme do "King Kong" rsrsrsrsr, é importante chegar cedo por que o local escurece bem rápido...



Esse passeio de um dia a Machu Picchu indo pelo Trem Vistadome, custa por volta de 350 dólares por pessoa, incluindo todos os transportes necessários desde a saída do hotel. A melhor época pra ir a cidade é de Abril à Setembro, por que as chuvas são menores...
  
Se a visita não for por uma agência de viagens é recomendável adquirir os ingressos p/ o trem com pelo menos 3 meses de antecedência, http://www.perurail.com  
 Machu Picchu recebe cerca de 2.000 pessoas por dia, partindo ou de Cusco ou de Ollantaytambo, em tres categorias de trem, eu recomendo o "Vistadome" que dos 3 tem o preço intermediário!



OBS: Viagem realizada em Setembro de 2011