segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Riviera de São Lourenço



Praia de Riviera de São Lourenço
A Praia de Riviera está localizada no litoral Paulista a 20km de Bertioga, e pertence a esse município. Trata-se de um imenso condominío que possuí o maior modelo de sustentabilidade do Brasil, reconhecido internacionalmente!
 Estivemos lá no carnaval de 2011 e tivemos uma agradável surpresa com a proposta inovadora do local


Uma proposta construída por um grupo de empresários a pouco mais de 30 anos.
A Praia é um imenso condominio de luxo, com belas casas, prédios, segurança interna, um mini Shopping com uma pequena praça de alimentação e preços muitissimos salgados.

 Dentro do Condomínio só existe um posto de gasolina e dois restaurantes além do Shopping,  não há hóteis,  e sim uma grande oferta de imóveis para temporada.
Mas atenção: os preços dos únicos restaurantes que existem são exorbitantes, por isso é comum as pessoas fazerem compras no Supermercado "Pão de Açucar" que fica nas imediações externas de Riviera e fazerem suas refeições em casa. Pelo menos é esta a prática dos turistas, dos proprietários talvez não seja muito diferente!



Para quem gosta de praias movimentadas cheias de ambulantes andando pra lá e pra cá, Riviera não é o lugar, somente pessoas autorizadas podem comercializar na praia, e durante o período que estive por lá, tudo que  vi foi milho e água de coco, no mais barraquinhas pequenas com preços altissímos o que explica a grande quantidade de caixas de isopor sendo carregadas pra lá e pra cá pelos frequentadores, turistas ou não.

No carnaval existe uma enorme concentração de jovens com menos de 20 anos, a noite eles tomam conta das ruas, e do Shopping e assim que este é fechado, eles ficam nos carros com som ligado andando de um lado para o outro.


Minha filha adolescente curtiu bastante, já nós os adultos não tinhamos opção a não ser um dos dois restaurantes, ou esticar até Bertioga, o que não fizemos, mas em Riviera, a conta de um jantar para 4 pessoas sai no minimo $600,00 em qualquer um dos dois restaurantes, o que torna inviável a visita por mais de uma noite! rsrsrsrs

Eu gostei de ter conhecido, é uma bela praia sem duvida, mas pouco prática para turistas, eu prefiro um lugar com mais oferta de bares e restaurantes, mesmo estando próximo a Bertioga torna-se pouco prático ficar se deslocando, sem falar que Bertioga não é mais a mesma de alguns anos, mas isso é outro post!

De qualquer forma não faz o meu estilo enquanto turista fazer compras em supermercados e ter trabalho de ficar cozinhando em casa, férias é para descansar e não para ter mais trabalho!



Para saber mais sobre Riviera acesse o site  do portal oficial da cidade


quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Cusco... Capital histórica do Peru

Quando ir em Cusco

Conhecer a cidade de Cusco no alto da cordilheira dos Andes, à 3.500 metros de altitude, foi uma experiência fascinante... Na foto acima é possível observar na montanha atrás a esquerda a frase "Viva El Peru"
Estivemos 5 dias no Peru, nos hospedamos em Cusco, no Hotel "San Augustin El Dorado", um centenário e charmoso hotel com arquitetura européia a prova de abalos sísmicos  o que é importante uma vez que a região sofre com terremotos a cada 50 anos!

Cusco tem belos hotéis  muitos com arquitetura  em pedras, uma mistura de construções "Incas" e "Espanholas"
A cidade fica apenas uma hora de voo da capital Lima, possui cerca de 400 mil habitantes, além de ser capital da região de Cusco que abrange várias províncias, é também considerada capital histórica do Peru, de lá saem centenas de turistas todos os dias para conhecer Machu Picchu!
Logo no primeiro dia da nossa chegada, 05 de setembro,  nos deparamos com festividades típicas dos Cusquenhos, eles estavam em festa comemorando o dia de "Nossa Senhora de L'atividad"

Dia de Nossa Senhora de L'atividad
as ruas estavam tomadas por grupos de comunidades religiosas que seguiam até a principal praça da cidade...

um dos maiores pontos onde se concentram turistas na América do Sul, a famosa
"Plaza das Armas"...

Cusco e seus encantos
A Plaza das Armas possuí uma característica muito interessante, 2 Igrejas, uma delas hoje é a Universidade de Direito, a outra a Basílica mais bonita que já vi em minha vida, pelo menos enquanto não for a Roma, são 13 altares em ouro prata e bronze,

Pontos turísticos de Cusco
A Plaza foi cenário de vários conflitos ao longo dos séculos, a atmosfera do lugar é algo singular!
Os Espanhóis, na Basílica à esquerda usaram ouro em seus monumentos religiosos, para facilitar a evangelização dos Incas.

 Os Incas adoravam o Sol tido pra eles como um Deus, o Deus do Sol, por isso os Espanhóis para catequizarem os Incas cravejaram de ouro toda a Basílica da Plaza das Armas, que se perde no tamanho de seus altares, são pelo menos 8 altares e dezenas de monumentos cravejados a ouro 22 quilates  além de Prata e Bronze!
Cusco recebe milhares de turistas todos os meses, a melhor época pra conhecer é depois das chuvas, de Maio a Outubro 

A cidade possuí excelente infraestrutura em bares, restaurantes, mercados, e todos os afins, até Mcdonald's é possível encontrar, embora em arquitetura bem clássica!
Cerveja bebida em Cusco
O clima de Cusco em setembro é de sol durante o dia e muito frio a noite, podendo chegar a 0 graus!
A região de Cusco foi habitada pelos Incas cerca de 500 anos dc, por isso possuí uma vasta herança arqueológica, construções que hoje são ruínas de pedras, visitadas pelo mundo inteiro!
O Povo peruano é um povo simples, que preserva suas tradições, e pelo menos em Cusco...
idolatram o Imperador Inca Pachaucutec, amam o Sol, acreditam no matrimonio do Sol e da Lua, e em toda herança cultural deixada pelo império Inca

Em Cusco viveu "Pachaucutec", o Imperador que
 teria mandado construir Machu Picchu, onde já falei em outro post!




Melhor época para ir a Cusco na minha opinião é entre os meses de Junho e Outubro, nesta época quase não chove, o que favorece a visita a Machu Picchu 

Para ter acesso ao interior da Basílica mostrada acima e vários outros pontos turísticos da cidade incluindo alguns sítios arqueológicos nos arredores de Cusco, é aconselhável comprar o Bilhete Turístico vendido na Av. Sol 103 sala 102 Galerias Turísticas, próximo a Plaza das Armas  



terça-feira, 22 de novembro de 2011

Machu Picchu... fascinante!


Quando subimos a montanha perdida dos Incas, imaginamos que seria uma experiência magnifica, mas foi muito mais do que isso, foi surreal, estar lá em cima, imaginar o que foi a vida dos Incas, como construíram pedra sobre pedra um santuário no mínimo, intrigante! 
Vídeo mostra os melhores momentos desta viagem que começa na cidade De Cuzco, a 160 km de Machu Picchu, capital histórica do Peru! 
Em outros posts, conto mais detalhes desta viagem!  





O Melhor horário de vôos para viajar

o melhor horário de voos para viajar

Hoje a dica de viagem é bem simples e bem basicona, mas para quem não tem o costume de viajar é válida! 

Muitos brasileiros já passaram horas no aeroporto esperando por um Vôo atrasado, portanto a dica é, na hora de escolher um Vôo, se for possível dê preferência aos vôos que partem logo pela manhã nas primeiras horas, a partir das cinco da manhã,
as chances desses vôos atrasarem são minimas, pois normalmente eles já dormem no aeroporto e não estão vindo de outros lugares! 


Nesse caso o que pode atrasar a saída, é o clima, mal tempo, chuvas etc! 
Afinal ainda não conseguimos controlar a vontade da Natureza!