segunda-feira, 19 de março de 2012

"Vale sagrado dos Incas"... Um lugar sagrado de verdade!


Um dos lugares que visitamos na nossa viagem ao Peru foi o "Vale Sagrado dos Incas", na região de Cusco...




O lugar reúne vários rios que formam um vale, entre eles o principal:  Rio Urubamba. 
 Nos arredores estão vários  Sítios arqueológicos que são ruínas de povoados onde os Incas viveram.
Continuando esta postagem aqui contar agora sobre nossa visita  nos arredores de Cusco para conhecer o "Vale Sagrado dos Incas" e outros sítios arqueológicos,  aqueles que eu cheguei a dizer que não iria por estar exausta no primeiro dia desse tour. Para quem não viu o vídeo deste momento hilário, é só clicar aqui



O fato é que passado o cansaço, eu resolvi enfrentar mais esta maratona de sobe e desce montanhas, o que valeu muito o esforço pois o Vale Sagrado é simplesmente intrigante e fascinante!
Na chegada ao "Mirador de Taray"  vimos do alto a beleza do Vale onde está o "Rio Urubamba", neste lugar os Incas cultivavam suas plantações sem grandes preocupações já que o rio corre ao lado do vilarejo onde habitavam,  hoje habitado por nativos,  lindo esse lugar!
Seguimos então para "Pisac" a 33 km de Cuzco, um vilarejo que tbém foi habitado pelos Incas e  hoje é habitado por nativos cusquenhos, as construções de Pisac misturam arquitetura Inca e colonial



No local existe um grande mercado de artesanatos, que encanta e atrai, eu teria ficado horas andando em suas vielas, mas o tempo era curto, o lugar é perfeito para comprar todos os presentinhos da Viagem! Mesmo com tempo curto compramos boas lembranças nesse mercado! Domingo é o dia ideal p visitar!


No local onde os Incas cultivavam suas plantações nas montanhas  de Pisac , dá para se ter uma ideia da engenharia desse povo, construindo cascatas de pedras gigantes, (como se vê nas fotos), eles plantavam suas sementes e garantiam uma colheita farta longe das ameaças climáticas, principalmente das chuvas...



Em "Ollantaytambo" chegamos depois de uma hora de viagem percorrendo uma paisagem belíssima em meio a Cordilheira dos Andes. O Sítio é um dos mais altos de todos, não sendo maior apenas que "Machu Picchu" que contei neste post.



O Complexo teria sido uma cidade militar, religiosa e agrícola, e ainda hoje a região é habitada por descendentes nobres Cusquenhos.



Meu marido subiu as imensas escadarias de pedra, mas eu não animei, fiquei lá embaixo observando as ruínas e me perguntando quão fantástico foi a civilização Inca!



 Apesar das visitas aos sítios terem sido um passeio muito cansativo foi de um aprendizado incrível...

No final do dia fomos para "Chinchero" povoado onde as descendentes dos povos Incas nos deram uma  aula de como tecer, tingir e costurar as famosas roupas peruanas feitas de peles de "Alpacas" e desenhadas detalhadamente de acordo com a cultura simbólica peruana.



Claro que no local há um pequeno comércio de roupas feitas de Alpacas, que de fato não dá p confundir com lãs sintéticas pois a maciez das Alpacas é algo indescritível!
Depois de muitos conhecimentos adquiridos, voltamos a Cusco embriagados pela beleza de tudo que vimos!




quinta-feira, 15 de março de 2012

"Valle Nevado", A beleza branca do Chile!



Com as temperaturas em baixa, muitas pessoas aproveitam  para conhecer destinos onde reina a beleza branca...


Não conheço muitos destinos onde a neve da o ar de sua graça, mas posso falar muito bem da estação de esqui  "Valle Nevado" no Chile, cerca de 50 km de Santiago, a bela capital Chilena!
Subir a montanha nevada é uma grande emoção, os picos nevados das cordilheiras já valem a subida, a paisagem é de encher os olhos...


Criada em 1988 por um grupo de empresários Franceses, a Estação Resort hoje é a maior referência em prática de esportes de inverno da América do Sul, conhecida mundialmente e bastante frequentada por celebridades durante as temporadas de inverno, fazendo parte da lista das 10 melhores estações de esqui do mundo! Não deixando nada a desejar as estações da Europa.

O passeio começou as 7 da manhã, fomos apanhados pela agência que contratamos no hotel.
Aos pés da montanha, levados pela agência, demos uma paradinha em uma loja de aluguel de roupas e equipamentos de esqui, muito cheia e confusa por sinal, alugamos toda a parafernalha e fomos em frente! Jurando que éramos exímios esquiadores rsrsr


Na subida, mais uma parada, desta vez no mirante, fotos... e o primeiro contato com a neve... foi bárbaro, eu e o maridão parecíamos duas crianças, rolamos, brincamos, fizemos guerrinha, e nos divertimos com um boneco que já estava por lá, foi um momento mágico, meio cena de filme mesmo rsrsr, adorei!


A estação mais badalada da América do Sul possuí 5  Hoteis com serviços de alta qualidade e precinhos nada camaradas, oferecem várias atividades esportivas na neve além de instrutores de esqui entre outros, dizem que o amanhecer no Vale é singular, quem sabe um dia...



Chegamos compramos o bilhete que dá acesso as pistas e novamente jurando que eramos esquiadores lá fomos nós...é complicado mas não aconselho gastar tanto dinheiro para quem vai apenas passar o dia no Valle, alugando equipamentos e roupas, acredite. se é a sua primeira vez, vc mal irá parar em pé nos esquis rsrs, aconselho os gastos para quem pretende mesmo aprender ficando pelo menos mais de um dia na estação! Ai sim tomando aulas com os instrutores locais! 


Entrando na pista, eu já percebi que sequer conseguiria parar em pé  rsrsr, então depois de algumas fotos, me livrei de todo aquele equipamento e fiquei ali sentada na montanha, enquanto meu marido, mais corajoso que eu, foi deslizando montanha abaixo, entre capotadas e escorregadas, mas acabou passando muito mal, achou até que fosse precisar de resgate rsrs mas foi só um susto! 


 Nunca vou me esquecer desse dia, fiquei umas duas horas sentada ali admirando uma das paisagens mais bonitas que já vi, tentando eternizar na memória tudo que eu estava vendo, refletindo sobre o poder da natureza e do qto valiosa é a nossa vida...



Infelizmente só desce no teleférico quem usa as pistas p esquiar, então perdi esta parte, mas isso não foi problema, enquanto meu marido lutava para retornar ao seu ponto de partida, visto que se cansou bastante, eu fiquei olhando todos aqueles esquiadores de verdade que lá estavam deslizando facilmente pelas montanhas...






Para subir até a estação, compramos o passeio de um dia inteiro com a agência Interhabit  presente em vários países da América do Sul, com bons preços para este e muitos outros passeios

Em Setembro de 2010, pagamos por este passeio o equivalente a 250 dólares por pessoa, somando agência, roupas, ingressos para entrar na pista, refeições etc! 

Não aconselho subir ao Valle Nevado por conta própria sem uma agência, a subida é perigosa para quem não conhece! 

Obs: Esqueci um detalhe importante, apesar da neve, as roupas grossas foram mais para não nos molharmos e não nos queimarmos com o gelo, pois em Setembro estava muitooooo calor!!! Aliás é uma boa época para fazer a visita justamente por que tem neve mas não está tão gelado! 



domingo, 11 de março de 2012

Parque do Caracol

Cascata do Caracol
O Parque Estadual do Caracol está localizado no RS dentro do município de Canela, à 20 km de Gramado e 7 do centro de Canela...



 Nos últimos meses várias imagens deste parque, especialmente da sua maior atração, a queda d'água de 130 metros "Cascata do Caracol", foi mostrada na novela "A Vida da Gente", cenário onde aconteceram parte das gravações, assim como da novela "Chocolate com Pimenta" que será reprisada.
Estivemos no Parque no ultimo dia de nossa viagem à Gramado, logo que chegamos ficamos deslumbrados com o lugar.


 Existe um mirante de onde é possível observar a queda d'água, porém é possível descer até ela por uma escadaria de aproximadamente 927 degraus rsrs, eu não animei, fiquei olhando de cima mesmo!

 ( Manoella minha filhota)
A entrada no parque  custa 12 reais por pessoa e se quiser subir no gigantesco elevador panorâmico para ver todo o parque do alto é necessário desembolsar cerca de 20 reais por pessoa além do ingresso de entrada!

Cercado de muito verde e hortênsias, o parque oferece serviços terceirizados como passeios de trenzinho, trilhas ecológicas com guias e identificação da flora, vista do elevador Panorâmico, além do uso gratuito de churrasqueiras espalhadas pelo parque, e lancherias!


No local tbém existe uma pequena feira de artesanato onde é possível comprar lembrancinhas tipicas, artesanatos, casacos, entre outros, por um preço mais acessível do que em Gramado.
Não é permitido nadar nas águas da cascata, nem acampar, ou levar animais de estimação.


Indo a Gramado ou mesmo Canela não dá p não visitar o parque!

Próximo post da Série, a cidade de Canela!




quinta-feira, 8 de março de 2012

Amadas Mulheres


O dia hoje começou muito especial, meu marido acordou as 5 da manhã, dizendo que precisava estar muito cedo no trabalho, quando veio se despedir, entrou no quarto com um enorme lindo vaso de flores... 


Claro que o dia das mulheres são todos os dias, assim como dia dos pais, dos namorados, das mães, etc. Todos os dias devem ser especiais vividos com amor e intensidade, afinal passa tudo tão rápido, ontem estávamos ganhando bonecas no dia das crianças... hoje entra no quarto um enorme perfume e quando vejo lá estão elas, acompanhadas da frase dita no ouvido

"Obrigado por ser a mulher da minha vida"

e assim sem palavras, rendida pela doçura do meu amor e pelo perfume das flores começou o meu dia...

Somos especiais, por que temos o dom de tornar a vida de outras pessoas especiais...

Por isso arrasem mulheres, somos "multi" especiais e por isso merecemos ser multi Felizes!!!!


Feliz dia das Mulheres a todas nós!


Não gosto de fugir da temática do Blog, mas este Blog não existiria se não fosse pelo meu marido que me leva p todos os lugares que estão aki, meu melhor amigo, meu super companheiro de viagens, é muito bom ser mulher, mas é fantástico ser a mulher do meu marido rsrsrrs

terça-feira, 6 de março de 2012

Teatro Amazonas, O Império na Floresta!

Continuando a Série "Amazônia"

Sendo eu, uma pessoa graduada em Artes Cênicas, não poderia deixar de dedicar um único post para este Teatro maravilhoso localizado em Manaus no Amazonas, onde vários artistas sonham se apresentar!

Estivemos no Amazonas em Junho de 2010, uma viagem excepcional que conto aqui


O Teatro Amazonas inaugurado em 1896, foi iniciado na época áurea do Ciclo da Borracha no Brasil,  hoje patrimônio histórico cultural e uma herança do período mais promissor de Manaus, que nesta época foi considerada uma das cidades de maior crescimento mundial graças a riqueza do látex extraída da floresta e exportada para o mundo inteiro.


A idéia de construir o teatro se deu por uma necessidade da época de receber espetáculos para se apresentar a Corte Imperial, então decidiu-se pela construção do mesmo, porém qdo ficou pronto o período imperial já havia acabado.

Uma das várias Telas do Salão Nobre do Teatro
A construção enfrentou alguns percalços e demorou cerca de 10 anos para ser concluída. Foram trazidos arquitetos e decoradores de outros países além de famosos pintores que deixaram sua obra no Salão Nobre do Teatro, como o italiano "Domênico De Angelis" e tbém "Crispim Do Amaral" que assinou pela decoração interna

Amore no Salão Nobre
Decoração esta que homenageia vários nomes do Teatro e das Artes em geral como Moliere, Mozart, Aristófanes, Rossini e muitos outros, tendo suas máscaras e esculturas na decoração 
 A Cúpula do teatro também merece destaque pois foi construída com 36 mil peças de cerâmicas esmaltadas e telhas vitrificadas vindas de Paris nas cores da Bandeira do Brasil!

A Cúpula do Teatro com as cores da Bandeira do Brasil
O Teatro tem capacidade para 700 pessoas instaladas confortavelmente em cadeiras e nos 3 andares de camarotes. Há pinturas e esculturas espalhadas por todo o prédio que retratam desde o Brasil Império até mesmo o encontro dos Rios Negro e Solimões.

Salão Nobre
No Salão Nobre só é possível entrar com calçados especiais ou descalços, para não arranhar o piso feito com madeira nobre, no teto existe uma pintura de Domênico que retrata as Bellas Artes da Amazônia, este salão tem capacidade para 200 pessoas embora hoje seja aberto apenas para visitação Turística.


Neste Teatro tivemos a oportunidade de assistir a estréia da peça  "Mente Mentira" espetáculo do ator Malvino Salvador que como bom amazonense fez questão de estrear a peça em Manaus, juntamente com Thiago Fragoso e muitos outros, inclusive sua namorada, a atriz Sophie Charlotte que estava lá p prestigiar o namorado. 


Tivemos a sorte de comprar o ultimo camarote disponível no dia da estréia, que foi maravilhosa, com direito a tietagem e tudo no final do espetáculo!
Foi fabuloso assistir a peça, adoro estar em lugares antigos e sentir a energia dos que ali estiveram.
Thiago Fragoso
Sophie Charlotte (Amora da novela Sangue Bom)
Malvino Salvador
Hoje o teatro é administrado pelo Governo do Estado do Amazonas e realiza todos os anos o Festival De Ópera do Amazonas, que recebe artistas do mundo todo.
Para saber mais detalhes sobre a estrutura do Teatro clique aqui

OBS: Viagem realizada em Junho de 2010




sexta-feira, 2 de março de 2012

Sítios Arqueológicos Incas nos arredores de Cusco



O turismo em "Cusco", localizada no alto das cordilheiras andinas peruanas, cidade considerada capital histórica do Peru, é bastante organizado, existe um "Boleto Turístico" que dá direito a conhecer 16 pontos turísticos importantes do lugar, entre eles museus e sítios arqueológicos onde viveram a antiga civilização Inca...

Cidade de Cusco, uma das mais altas do mundo!
É impossível conhecer tudo em um dia, precisa pelo menos 2 ou 3 dias p visitar tudo, visto que vários sítios são afastados de Cusco, inclusive "Machu Picchu" que contei aqui
Vou aqui, descrever o primeiro dia deste passeio!
lembrando que sítios arqueológicos são ruínas de povoados onde os Incas viveram ou trabalharam.

Museo Subterrâneo de Qoricancha
Começamos o Tour indo até o "Museo de Qoricancha", lugar subterrâneo  onde se encontram 3 múmias importantes da sociedade Inca, uma imagem fantástica, ver uma múmia de perto foi no minimo perturbador, mas adoramos. Não é autorizado o uso  de câmeras, por isso a foto acima é externa da entrada do local!
Portal no Convento Santo Domingo
 Saindo de lá fomos até o Convento Santo Domingo, construção datada de 1633, hoje funciona como ponto turístico importante da cidade com várias telas a óleo de importantes pintores espanhóis vindas de Sevilha, quando os Incas foram colonizados pelos espanhóis!
Pátio do Convento de Santo Domingo
Divindade folclórica representando os Espanhóis
Saindo do convento seguimos para a fortaleza de "Sacsayhuaman", lugar que teria servido como uma espécie de base militar dos Incas contra invasões de tribos inimigas
 Hoje restam 20% das construções originais, ainda assim é possível ter uma ideia do que foi o local!

Senhorinha em "Sacsayhuaman" com sua Alpaca de estimação (comum na região)
Sítio Arqueológico de "Sacsayhuaman"
Ficamos maravilhados com a atmosfera do lugar, o som  do balanço dos ventos e as muralhas de pedras nos deixam intrigados com a forma como foram construídas, já que são absurdamente gigantescas!

Depois de uma paradinha para repor as energias, seguimos para "Q'enco" vilarejo Inca onde eram realizados os sacrifícios em oferendas aos Deuses, a pedra dentro de uma gruta escura onde estou com as mãos é o exato lugar onde várias pessoas perderam a vida em prol dos deuses adorados pelos Incas!

Pedra onde os Incas realizavam os sacrifícios humanos, em oferenda aos Deuses.
(olha a cara de assustada)
Desse lugar apreciamos o por do sol...

Sítio "Q'enco"
 e então, seguimos para "Tambomachay"Lugar onde os Incas adoravam a água, teria sido um local de descanso deles, como um veraneio!
Fontes de águas em Tambomachay
Aqui confesso que eu já estava exausta, e o frio tbém já tomava conta, visto que a noite de Cusco chega a zero graus embora seja quente durante o dia!


Meu marido registrou esse momento, eu estava realmente pedindo socorro, todos os lugares onde fomos são muito, muito altos, tem que ter muita perna p subir, além de sentirmos um pouco o "mal de altitude" que nos deixa ofegantes e cansados já que Cusco é uma das cidades mais altas do mundo! rsrsrsr
vídeo abaixo (não editado) mostra o momento da minha exaustão e meu marido se divertindo comigo!

Depois de conhecer um dos vários lugares de veraneio dos Incas, cansados mas cheios de aprendizados sobre o legado deixado por essa civilização, voltamos a Cusco!
 Moradoras Cusquenhas seus filhos e animais de estimação 
(amo essa foto)


 Na Plaza das Armas existem várias agências que oferecem o tour pelos Sítios Arqueológicos,
vale a pena!