terça-feira, 26 de junho de 2012

Os Vinhos que o "Diabo" guardou...


Muitos de vocês, devem conhecer os vinhos "Casillero del Diablo", que pertence a marca Concha Y Toro, uma das maiores Vinícolas da América Latina,  localizada em Santiago no Chile, com exportação para mais de 100 países...


O Vinho feito da uva Cabernet Sauvignon, ganhou fama mundial, graças a uma lenda que o próprio fundador e patriarca da família Concha Y Toro, "Don Melchor" criou!

Tudo começou a mais de cem anos quando Don Melchor resolveu guardar p seu próprio consumo os melhores vinhos das safras de suas vinícolas, os vinhos foram guardados em sua adega subterrânea, que na época era apenas um "depósito", hoje uma adega fantástica que recebe turistas do mundo todo!


Depois de um tempo Don Melchor percebeu que alguns de seus vinhos vinham sumindo misteriosamente. Depois de vários interrogatórios sem sucesso a seus funcionários, o criativo Don Melchor  resolveu inventar que seu porão estava sendo habitado pelo diabo, onde fatos estranhos aconteciam! 

A história se espalhou, e o medo afastou os ladrões, os vinhos nunca mais sumiram, nasceu assim o lendário vinho "Casillero del diablo" traduzido em português,  o "depósito do diabo"!


A Vinícola Concha Y Toro atrai milhares de turistas o ano todo, que passeiam pelas belíssimas plantações de uva além da casa de verão da família e seus jardins de influencia européia.


As visitas são guiadas, depois de conhecer a casa e seus jardins recebemos uma aula sobre vinhos e depois conhecemos as adegas, e suas várias opções de vinhos, mas o "up" da visita é a famosa adega subterrânea onde está o "diabinho" trancafiado, pouca luz, musica de fundo e uma sensação sinistra de estar entrando na caverna do diabo, na verdade a adega mais show que já conheci, tive a sensação de  "voltar" (conhecer)  aquelas tabernas de filmes medievais!


  A Vinícola tem tbém uma loja de vinhos, um espaço de degustação, souvenires, além de um charmoso bistrô!
 

Para quem gosta de um bom vinho, Concha Y Toro, e o vinho que o diabo guardou "Casillero del Diablo" é a dica de hoje, não podendo deixar de sugerir tbém o vinho que leva o nome do fundador do qual estamos contando essa lenda "Dom Melchor", um dos melhores vinhos de Concha Y Toro!



"Embriaga-te sem cessar! Com vinho, com poesia e com virtude."
Charles Baudelaire




domingo, 24 de junho de 2012

O que não pode faltar na mala?


Outro dia em viagem a Campos do Jordão uma amiga  me perguntou: "O que não pode faltar na mala"? 

Nossa, são tantas coisas...
Obviamente roupas,  sapatos, maquiagens, dinheiro, documentos,  frasqueira, mil remédios talvez, a prancha p chapar os cabelos, o celular, o not , nem pensar esquecer, enfim,  tantas coisas que enchem as nossas malas, que muitas vezes não é uma viagem e sim uma mudança como costumamos dizer,  literalmente viajamos de "mala e cuia"
E para as mamães de plantão então, nem taxi vã carrega tudo, rsrsr

E se alguém disser para esvaziarmos um pouco a mala, tipo o marido, o namorado, o coitado que vai   eventualmente carregar a mala aqui e ali,  entramos em pânico, por que afinal vamos precisar de tudooooo, e se não levarmos e precisarmos??? Pânico geral!
Durante essas minhas idas e vindas, materialmente falando, 3 coisas não podem mesmo faltar na minha mala:

**O Secador de cabelos, sim por que esses cabelos lisos são pura propaganda enganosa, sem o secador não sou ninguém. É certo que todo hotel que se preze tem o secador de cabelos, porém já aprendi  não contar muito com eles, são fracos demais p esticar minhas madeixas, e outros tem o tal "time" que desliga de tempo em tempo, ninguém merece passar horas tentando secar os cabelos!!!

** Minha câmera fotográfica  se eu esquecer sou capaz de enlouquecer, normalmente viajamos com duas, e as descarregamos todas as noites nos dois computadores além de copiarmos em pen drive,  fazemos tudo p garantir que voltaremos com as fotos! Tem coisa pior do que fazer uma mega viagem e voltar sem as fotos?

** Por ultimo e mais importante p mim, um detalhadíssimo roteiro para otimizar o tempo da viagem e aproveitar cada minuto,  normalmente chego ao meu destino com meu roteiro nas mãos, passo dias pesquisando e digitando, imprimo e encaderno, assim sei  exatamente o que vamos fazer dia após dia!


Porém de nada valerão as malas cheias se não estivermos de "almas despidas" indo de encontro ao nosso destino...como crianças quando estão  descobrindo o mundo, sedentos por respostas...desarmados...e despidos...



 ... despidos de "achismos", despidos dos problemas  das preocupações, do medo de experimentar novas aventuras, novos sabores, despidos de resistências, do mau humor em situações imprevisíveis, de comparações com outros lugares, despidos do passado, do futuro, enfim...como páginas em branco que serão (re) escritas, só assim aproveitamos de verdade uma viagem...

Como disse Mário Quintana, "Viajar é trocar a roupa da alma" e para isso temos que nos despir!!!

E na sua mala, o que não pode faltar?

segunda-feira, 11 de junho de 2012

A Casa Rosada...

 Continuando a série Buenos Aires

Buenos Aires tem vários pontos turísticos obrigatórios, que já falamos  aqui, entre eles a "Casa Rosada", sede da Republica Argentina e cenário de inúmeras manifestações politicas...

Localizada na Plaza de Maio, ao lado do gigante Palácio do Congresso, na minha opinião tão bonito quanto a Casa Rosada, confesso que achei a Casa bem menor pessoalmente do que imaginei que fosse pelas fotos e vídeos que vemos pela tv. 


A Casa recebe turistas diariamente, com entrada gratuita livre ou guiadas, desde que agendadas com antecedência.
É possível percorrer seus enormes salões, e para minha surpresa tbém é permitido  tirar fotos nos mesmos, estes repletos de telas com importantes personagens da história politica da Argentina, além da"Guarda" que tbém não se opõe as fotos rsr 


 No momento em que estávamos no prédio, a Guarda se preparava para sua troca, ficamos observando a precisão dos movimentos enrijecidos e sistemáticos dos soldados


A Casa Rosada foi um dos cenários no filme em que Madonna interpretou a primeira Dama Argentina Evita Peron, e hoje continua sendo palco de enormes protestos do povo Argentino insatisfeitos com a crise econômica e a má administração da Presidenta Cristina Kirchner


 Uma Curiosidade: a Casa Rosada teria sido pintada pela primeira vez com esse tom de rosa, por que a tinta branca teria sido misturada a sangue de vaca, o que deixava a tinta mais barata, coincidentemente os dois principais partidos da Argentina tem as cores branca e vermelha, e por isso dizem que o rosa se deve a mistura das cores dos dois partidos!


Indo a Buenos Aires não deixe de dar uma paradinha na Casa Rosada, apreciar a Plaza de Mayo, e dali mesmo seguir para o Obelisco na Av 9 de Julho, de onde é possível tbém ir a pé até a Calle Florida e a Galeria Pacifico que falei aqui

Se quiser saber mais sobre a história politica e cultural desse importante ponto turístico da Argentina clique aqui



Aos finais de semana e feriados é possível fazer uma visita interna guiada pelo Palácio com entrada gratuita,  mas é melhor ir cedo ou agendar com antecedência.
Localização: Calle Balcarce N 50 Plaza de Mayo
O Ônibus turístico passa por aqui, saiba mais no link http://www.buenosairesbus.com/pt/



OBS: Viagem realizada em Março de 2012

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Floralis Generica...A bela flor de metal!


Muitos pontos turísticos da capital Argentina são possíveis de se visitar em um único dia, e assim o fizemos, depois de conhecermos o "Caminito" que contei aqui e o "Cemitério da Recoleta" que contei aqui, seguimos a pé para a "Floralis Genérica", bem pertinho do Cemitério! 

A Floralis Genérica, é um enorme monumento de metal em formato de Flor, com 23 metros de altura, localizada na "Plaza de Las Naciones Unidas" no nobre bairro da Recoleta...
Suas pétalas possuem um sistema que as fazem abrir e fechar, abrindo as 8 da manhã horário local e fechando com o por do sol de acordo com cada estação, porém quando a visitamos, por problemas de manutenção este movimento encontrava-se desativado!


A flor foi feita pelo arquiteto e artista argentino Eduardo Catalano.
 A noite ela recebe uma iluminação especial, tornando-se um belo cartão postal da cidade!


Diariamente é visitada por vários turistas e portenhos que ali nos arredores andam de bicicleta, namoram e desfrutam do imenso gramado do parque!


A flor fica em cima de um espelho d'água, que além de protege-la, a torna ainda mais bonita. De qualquer lugar do parque é possível observa-la de diferentes ângulos, o que deixa pessoas como eu, amante da fotografia, enlouquecida! 

Indo a Buenos Aires, vale a pena passar por este monumento criativo, sensível e inspirador!


OBS: Viagem realizada em Março de 2012



Localização: Plaza das Naciones Unidas entre Av Figueiroa Alcorta e Austria, Bairro da Recoleta
Entrada Franca

Exibir mapa ampliado


Leia Também:

Comprar em Buenos Aires compensa?!
Duque Hotel Boutique, hospedagem de charme em Buenos Aires
A Casa Rosada
O que tem de gostoso no Caminito
Cemitério sim, ponto turístico também
Buenos Aires, autêntica e repleta de encantos