Iniciando a Série Cidades Históricas de Minas...
A cidade de Congonhas foi nossa ultima parada no tour pelas Cidades Históricas de Minas, portanto estou iniciando está série de trás p frente! A cidade está localizada a 70 km de BH, e 200 de Tiradentes...passamos por ela retornando para BH onde pegamos o voo de volta para Campinas...
Sem dúvida um dos momentos mais emocionantes desta viagem foi ter visto de perto os doze profetas esculpidos em pedra pelo mestre
Aleijadinho na basílica "Senhor Bom Jesus de Matosinhos" , sendo esta uma das principais obras do mestre, além de ser
Patrimônio Mundial da UNESCO
Me lembro de ter estudado muito estas obras nas aulas de história, por isso vê-las de perto foi emocionante, eu pude vivenciar e sentir de fato a importância do Mestre Aleijadinho para nossa história! Não vou descrever a sua biografia pois é rica demais para ser falada de modo tão resumido! Para conhecer ou relembrar a importância do Mestre, clique
aqui!
A basílica foi construída em 1773, está localizada no alto do Morro do Maranhão em Congonhas, a mesma é considerada um santuário. Além da igreja e dos Profetas de Aleijadinho, ela tbém abrange 6 capelas com cenas que retratam a Paixão de Cristo, onde todos os anos é realizada a via sacra!
As esculturas da via sacra que estão localizadas dentro das capelas nos arredores da basílica, tbém foram em maioria feitas por Aleijadinho, esculpidas em Cedro e pintadas pelo mestre
Manoel da Costa Ataíde!
Em outro post mostrarei as esculturas da Via Sacra!
Particularmente tive dó de ver estas obras expostas ao vento, sol, e chuva, nitidamente elas estão sofrendo os desgastes do tempo, a proposta de coloca-las distribuídas na frente da Igreja sem duvida é imponente, mas sendo de um valor histórico tão grande na minha opinião deveriam passar por constante preservação! Soubemos que a prefeitura já cogitou remove-las a um museu substituindo-as por réplicas, mas a população se manifestou contra devido o forte apelo turístico que possuí para a cidade
A cidade de Congonhas não é um polo turístico, e não tem um centro histórico atrativo como as demais cidades, por isso uma tarde é suficiente para visita-la. Na minha opinião
deixa-la de fora do roteiro seria um sacrilégio turístico em se tratando das Cidades Históricas!
A entrada é gratuita no interior da basílica
A mesma está aberta de terça a domingo de 8 às 18
Localização: Alto do Morro do Maranhão
OBS: Todas as fotos são de nossa autoria, viagem realizada em Novembro de 2012
oi minha amiga,
ResponderExcluiradoro esse lugar,
aliás,casada com mineiro,
amo todas as mineirices...
lindas fotos,viu?
beijinhos
É de uma magnitude impressionante!
ResponderExcluirE os fotógrafos estão de parabéns!
Aguardando mais. Beijo
Kellen, nosso país é tão rico em sua história e belezas, é lamentável que o governo federal e os estaduais não tenham um planejamento estratégico anual para preservação do patrimônio histórico. Obras como essas deveriam ser religiosamente preservadas. Adorei o primeiro post da série! Gr. Bj.e uma linda semana pra vocês!
ResponderExcluirBom dia!
ResponderExcluirMaravilhoso trabalho.
Obrigado por compartilhar.
Sinval
São verdadeiras relíquias. Lindo registro,mais uma vez! beijos,ótima semana!chica
ResponderExcluirKellen,
ResponderExcluirassim como você lembro do Aleijadinho na época da escola.
É lamentável o descaso com o patrimônio histórico. Lamentável!
As fotos estão incríveis! Dignas de cartão postal!!
Boa semana!
Abraços,
Carol
www.umblogsimples.com
Adoroooo lugares que tem uma boa história..
ResponderExcluiramiga, q bom q fizeram o macarrão e q gostaram..
Na pressa, é a melhor opção..!
Beijocas :*
Boa Semana ")
Já estive neste local visitando as obras do mestre Aleijadinho. Fantástico!
ResponderExcluirAs cidades históricas nunca foi um destino que estava na minha lista de desejos, mas gostei do post e estou sentindo que vou ter que colocar na minha listinha! rsrsrs
ResponderExcluirbjooo e boa semana!
Kellen,
ResponderExcluirJá visitei Congonhas e amei as obras de Aleijadinho. Ainda tem aquelas crianças guias que falam as caracteristicas barrocas? Ainda lembro das explicações deles, bem decoradas, não podiamos perguntar nada além do que ele falava!
Beijos
Adriana
Kellen, que lugar lindo! Vendo seus posts dá vontade de conhecer o Brasil de ponta a ponta:) Fotos encantadoras, como sempre... Como é lindo o nosso país;)
ResponderExcluirBeijos e boa semana!
Kellen, post emocionante! Isso é o nosso Brasil! Adorei as fotos!
ResponderExcluirBjs
Amara
Estive ai tb. Fomos com um guia,o qual ele vai relatando toda a passagem pela via sacra. tenho muitas fotos e filmagens, mas, n fotos digitais pois na época nao existia. Quando for ao Brasil proximo mes, vou trazer tudo e skanear...bjss
ResponderExcluirJá fui a uma exposição do Aleijadinho"; é o mesmo que estar diante de Deus! abraços
ResponderExcluirKellen minha linda.. Estou aqui admirando as fotos e os detalhes maravilhosos dessas esculturas, e quanta história possuem né?
ResponderExcluirEu sou encantada por coisas antigas, porque fico imaginando o tempo que estão expostas, os anos, séculos e o quanto já presenciaram..
Amiga eu vou adorar esses posts..
Um beijo carinhoso e uma semana mais que linda viu?
Amiga, eu fiquei super emocionada vendo as fotos... imagino ao vivo! Uma viagem dessa está na minha listinha de sonhos.
ResponderExcluirImpossível não lembrar das aulas de história, né?! Obras de Deus.
Bjns
:O)
Boa tarde.
ResponderExcluirSou do Portal de Blogs Teia.
Gostei muito do seu blog e quero lhe convidar a fazer parte de nossos amigos blogueiros e assim ter suas postagens divulgadas gratuitamente,de forma fácil e sem cadastro.
Se interessar é só nos fazer uma visitinha.
Até mais
Querida Kellen, que passeio gostoso e instrutivo. Agradeço por estar sempre aumentando nosso QI, rs. Beijos e abraços!!!
ResponderExcluirBoa tarde querida amiga Kellen!!!
ResponderExcluirQue belas obras...
Amiga obrigada de coração pela ajuda.
Ufa, agora vou ali descansar amanhã faço o meu post.
Deus abençoe...
Abraços da Bia!!!
Kellen querida! Adorei o post! Realmente são obras de valor incalculável e, com certeza, Patrimônio Cultural da Humanidade! E concordo com você quanto à preservação/restauração que, se não for feita o quanto antes, compromete obras insubstituíveis! Obrigada pelo carinho, pelo apoio e pelo comentário gentil! Um início de semana de paz e alegria!
ResponderExcluirQue o amor renovador e a Paz de Jesus Cristo habitem nossos corações sempre! Abraço carinhoso!
Elaine Averbuch Neves
http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/
Oi Kellen
ResponderExcluirQue passeio legal! As fotos ficaram lindas, como sempre. Desconfio que vc deve ter uma ótima máquina e deve ter feito algum curso kkkkk, além de que a modelo ajuda né?!
Bjos amiga. Fique com Deus!
Oi Kellen
ResponderExcluirQue belezas de esculturas do mestre Aleijadinho.
São todas lindas
Boa continuidade na sua viagem e que Deus os acompanhe
Beijos
Lua Singular
O post está maravilhoso como sempre.. Eu ainda não conheço as cidades históricas, estou louca para ir. Assim como você, eu adoro viajar e valorizar essas coisas maravilhosas e históricas..Bjs
ResponderExcluirAmiga Luciana a Câmera é boa sim, é profissional, porém não temos curso, a maquina que ajuda mesmo, mas está nos meus planos fazer um curso no primeiro trimestre de 2013, já me inscrevi, desperdiçamos muito a câmera por não saber usar as funções, Bjoooosss@Luciana Souza
ResponderExcluirQue delicia de viagem...
ResponderExcluirSempre grata por me levar pelos seus passeios... rs
bjsMeus
CAtita
ResponderExcluirOi Kellen,
Então você passou silenciosamente por aqui, né?
Realmente é uma pena ver as obras tão descuidadas.
Como eu morava em Conselheiro Lafaiete, a vinte minutos de carro de Congonhas, tive a oportunidade de ir lá várias vezes.
As fotos ficaram ótimas e é um registro muito bacana. Fico feliz que cidades históricas mineiras estejam sendo alvo de suas publicações.
Beijão.
Kellen! obrigada pela visita sua atenção me enche de alegria e orgulho!!! Minha linda você é uma grade jornalista historiadora, ao meu ver. Seus realatos são maravilhosos, você descreve os lugares de uma forma invrível e suas fotos belíssimas!!
ResponderExcluirSempre que venho é para me referir ao que você escreveu acima: " Viajar é a oportunidade que temos de mudar a Roupa da Alma e acumular tesouros na memória..." Verdade querida, pena que o meu medo de viajar de avião me impediu de fazer grandes viagens. Tenho um grupo de amigas que acabaram de chegar da Europa, sonho em conhecer Paris, Portugal, Roma, e elas foram, quando vi as fotos e o que me relataram chorei de trizteza porque não fui. Mas garanti, da próxima vez irei!! Viajo, mas tenho esse medo, acho que vou falar com um psicólogo!!! kkkss Por isso sou tua fã!!! Bjuss uma linda noite e uma semana abençoada.
Oi minha linda, uma vez o pessoal da escola foi em excursão e não consegui ir... fiquei apaixonada...
ResponderExcluirObg pelas visitas e carinho com o meu blog.
Bju grande, Genis
Oi amiga,tudo bem?
ResponderExcluirmenina eu fico encantada com teus posts,com todos,
fotos perfeitas e lugares sempre encantadores...adoroo vim por aqui :)
adorei as esculturas do mestre aleijadinho...
bjus
tenha uma linda e abençoada semana!!!
Meu sobrinho tbm foi passear por aí e se encantou com essas esculturas, tirou várias fotos delas tbm, deve ser bem bacana ver de pertinho.
ResponderExcluirBjoBjo;)
Celina Alves
Luxos e Luxos
Com vc narrando assim da vontade de ir la correndo!! rss
ResponderExcluirComo ja disse...já conheço algumas cidades de Minas..mas essas nunca tive o prazer...quem sabe aproveito uma chance algum dia.
Bjokas Kellen e uma linda semana pra vc ♥
Quantas histórias guardam nossa Minas Gerais...beijos e um bom dia pra ti amiga...
ResponderExcluirKellen,
ResponderExcluirQue obras lindas!De Fato Aleijadinho faz parta das nossas aulas de historia.Também lembro muito dele :)
Deve ter sido muito emocionante.As fotos estão lindas!
Parabéns flor!XerOOoo e boa terça para tih!
Vou te mandar uma coisinha... pode ser no endereço da caixa que vc me mandou?
ResponderExcluirBj
:)
Adoro seus posts Kellen!Quanta coisa linda e interessante vc trás! Maravilhosa obra!
ResponderExcluirBeijos
Kellen,fotos divinas vc conseguiu!E Congonhas é uma cidade maravilhosa,de fato!Não pode ser deixada prá trás!Pena os profetas estarem tão mal conservados!bjs e meu carinho,
ResponderExcluire este céu barroco?
ResponderExcluirvou todos anos a congonhas do campo, a ouro preto e mariana.
acho tiradentes um presépio, de tão linda.
eu guardei o arraial do tejuco para o final.
diamantina ainda espera por mim.
abração do
r.
Parabéns, aplástica visual da sua página é um mimo, um encanto passear por cada postagem q edita, uma aula de cultura e beleza em perfeita harmonia e incrível sintonia o tio Castanha adora passear por aqui, pra vc bjos, bjos e bjosssss
ResponderExcluirBelas fotos! Para nós, mineiros, tudo está, praticamente, à mão (rss). Quando levo amigos para conhecer esses preciosos lugares, retornam encantados. Bjs.
ResponderExcluirOlá Kellen, que belas fotos!! É sempre muito gratificante passar por aqui e absorver um pouco de cultura e encher os olhos com tanta beleza!! Muito legal!!
ResponderExcluirBeijinhos!!♥
Kellen, que lindo! Muito boa essa dica, vale mesmo a pena conhecer essa cidade. Essas obras deveriam ser mais preservadas mesmo, sabemos o quanto é difícil uma restauração. Mais cuidado era super bem vindo! rs
ResponderExcluirBeijos
Querida vc tem razão as obras são
ResponderExcluirlindíssimas, mas acho que todo cuidado
é pouco pq o tempo vai mesmo desgastando
As fotos ficaram ótimas, e o lugar ajuda mais
ainda né....E o post da Av Paulista ficou
swhouuuuuuuuuuuuuuuu
Abraços com todo carinho
rita!!!!
Kellen! Emociona mesmo. Me emocionei de novo relembrando essa obra de arte com você. Eu moro em Divinópolis-MG. E quantas cidades Históricas lindas temos por aqui! Tiradentes também é um encanto, apesar de ser a terra da rede globo de televisão. Adorei o seu post! Beijos!
ResponderExcluirKellen, que emocionante vir ler sobre minha Minas Gerais. Moro pertinho de Congonhas, passo por ela ao visitar meu filho, que mora em Ouro Branco, coladinho, mas só entrei mesmo na cidade numa excursão de escola, há muitos anos. Preciso mudar isso e visitar de novo essas maravilhas de Aleijadinho.As imagens de cedro são magníficas, quero ver! (ahhh! bom é ter uma câmera perfeita como a sua).
ResponderExcluirBeijo!
Linda postagem, como sempre
ResponderExcluirParabéns, amiga
Beijinhos e o nosso carinho
Verena e Bichinhos
Oi Kellen! Eu estava mesmo ansiosa para ver as fotos das sua viagem às cidades históricas de Minas Gerais!
ResponderExcluirA sua postagem ficou linda, com fotos de altíssima qualidade, onde pude acompanhar a riqueza de detalhes das obras de Aleijadinho! São maravilhosas!
Realmente é uma pena que estejam sofrendo a ação do tempo que corrói e desgastam as peças tão importantes para a nossa história!
Ah, não poderia deixar de falar que você está linda na foto inaugural do post! Ficou perfeita, como sempre!!
Obrigada por nos proporcionar mais esse mimo!
Beijos e uma semana maravilhosa!!!
Querida Amiga, somente uma vez fiz um passeio (lindíssimo) por algumas cidades historicas mineiras. Recomendo que quem puder se presenteie com uma viagem como esta.
ResponderExcluirBjs
Simplesmente maravilhoso.....temos tanta coisa boa para divulgar e ver aqui.
ResponderExcluirLinda esta parte de nossa história, beijo Lisette.
ResponderExcluirOi Kellen,
ResponderExcluirTudo bem? Muito legal as fotos e a inserção cultural e histórica. Penso que esse passado é relevante para um futuro com atenção a arte.
Beijos.
Que lugar lindo! Tenho muita vontade de conhecer as cidades históricas mineiras... amo história!
ResponderExcluirOlá Kellen,
ResponderExcluirQue maravilha ver isso de perto, Aleijadinho com certeza foi um grande mestre!
Obs. Li o post do comentário falso, rs sua filha é uma fofa, a atitude dela foi puro amor, adorei!
Bjos
Aleijadinho,o grande!!!Tão desvalorizado em vida, só no nosso país mesmo, dá até tristeza, mas enfim deixou um ótimo legado , lindas são suas obras , adorei seu passeio Kellen...ainda vou aí. Volto pra ver Tiradentes. Adoro barroco mineiro, tudi bão!
ResponderExcluirBjs
Que passeio delicioso você fez, Kellen! A foto mais linda é a da estátua com o sol acima.
ResponderExcluirEssas obras precisam de restauração esmo e preservação também, merecem ser acompanhadas ano a ano. Pelo menos não vi nenhuma da foto depredada, como infelizmente costuma acontecer muito no RJ. Beijão!!!!
Sempre ouço falar desses lugares dessas cidades... mas nunca fui conhecer na realidade nunca saí do RS.... mas tenho vontade conhecer outros lugares outras culturas.. e artes como estas aí expostas.. grandes talentos como estes devem ser preservados..
ResponderExcluirKellen, eu adorei conhecer os Doze profetas, lembro-me que a igreja fica bem no alto de uma montanha com a via-sacra abaixo (estou certa?). Gostei tanto das estátuas que trouxe de presente para minha mãe miniaturas feitas em cimento, pena que algumas caíram da estante e perderam a cabeça (literalmente, hahaha). Eu adorava as peças. Um abraço!
ResponderExcluirKellen, é impressionante o trabalho deste artista numa época em que a tecnologia não existia praticamente. Os espetaculares são eles e não nós(apesar de toda tecnologia).
ResponderExcluirBjs
Oi Kellen!
ResponderExcluirTambém finalizamos nossa viagem aí e lamentamos também o desgate que o tempo tem ocasionado às esculturas. Os trabalhos são perfeitos tanto em pedra como em madeira.
Beijinhos!
Kellen olhando as fotos sinto que algumas estão um pouco deterioradas pelo tempo.Soube de algum projeto de restauração nestas estatuas? Acho que li algo sobre,quando estive por ai, elas me pareciam com melhor aparencia,se bem que ja faz um tempo.
ResponderExcluirGrato por divulgar este lado belo das Minas.
Meu terno abraço.
Adorei suas fotos...essa cidade tenho vontade de conhecer, mas antes não fui por não ter $$$ depois minha filha era muito pequena...agora com esse incentivo (ver suas fotos) acredito que vou...rsrs
ResponderExcluirAbraços
Quando fui a Minas me restringi a Ouro Preto, preciso ir novamente ver tudo isso, descobri muitas coisas através dos seus posts amiga, preciso voltar lá! Bjs
ResponderExcluirLindas obras que emocionam. Parabéns, abraços.
ResponderExcluir