quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Amor Verdadeiro + Comentários Falsos = Um ano de blog


No dia 22 de Novembro, o blog faz um ano, graças a uma série de comentários falsos que foram postados quando ele foi criado!
 Eu sempre li muitos blogs de viagens, sou uma eximia pesquisadora desta fonte, mas a ideia de criar meu próprio blog surgiu quando estávamos em Cancún Por 2 motivos:

 **Inspirar pessoas e auxiliar quem deseja viajar pelos destinos aqui postados...
 **Registrar as nossas viagens e vivências para no futuro relembrar os momentos felizes marupiando por esse mundo a fora!


Eu criei o Trilhamarupiara em Julho de 2011 mas somente em novembro ele começou 'vingar", por isso considero o mês de novembro seu verdadeiro "nascimento"


Por que o nome Trilhamarupiara?

Não fazemos trilha, o nome trilha aqui  está no sentido de trilhar, andar em... passar por... (denominação minha mesmo)

Marupiara: Palavra de origem Indígena cujo um dos significados é: "O que te deixa feliz", e o nos deixa felizes é trilhar novos caminhos, culturas, pessoas, sabores, paisagens... enfim, trilhar a vida... 

 Então... depois de meses da criação do blog, nada acontecia, não tinha visitas, nem comentários. Eu não entendia a dinâmica de um blog, e então resolvi desistir do "oficio" de blogueira, falei para Manoella minha filha, que ia desistir do blog, ela tentou me convencer a não desistir mas eu desanimei e resolvi fazer apenas videos das viagens para guardar...

 Porém os comentários no blog começaram a aparecer, eram postados por anônimos, com nomes e línguas diferentes, desde brasileiros, americanos até franceses, sempre elogiando os artigos, então eu me empolguei e voltei a escrever os posts, fiquei feliz com os supostos internautas que estavam lendo meus artigos... rsrsr doce ilusão....

O blog vingou depois que eu entendi sua dinâmica e mudei de plataforma, onde ganhei muitos leitores, tempos depois descobri que os comentários anônimos que não me deixaram desistir do blog, eram falsosna verdade eram da minha filha Manoella na ocasião com 12 anos. Ela criava os comentários de forma inteligente não deixando qualquer margem para que eu desconfiasse, mas ela acabou contando a façanha p minha filha Andressa e esta só me contou agora no aniversário do blog... a Manoella fez isso por que não queria que eu desistisse...

 O blog então faz um ano por que minha filha Manoella não me deixou desistir... ela entendeu a importância que é para um blogueiro ter o básico, o leitor! E deu todo empurrãozinho que eu precisava!
Obrigado filha, te amo muito, sei o qto você torce por mim e sem dúvida é minha leitora numero 1!!!

E agora posso até imaginar a cara dela lendo este artigo...



Agradeço de coração a todos os leitores que aqui estão, especialmente os primeiros amigos que continuam presentes, me incentivando a continuar, são muitos, por isso não citarei nomes! A todos que sempre tiram alguns minutinhos p passar por aqui, a enorme quantidade de e-mails que recebemos, a todos o meu super abraço e meu super obrigado! Aos que estiverem chegando, sejam muito bem vindos, é um prazer recebê-los!


OBS: Esta postagem quando foi publicada, recebeu mais de 100 comentários, infelizmente em uma das reformulações do blog, ela foi excluída por engano, perdendo todos os comentários, a mesma foi resgatada por e-mail e publicada novamente, no entanto lamentavelmente ocorreu isso! Agradeço a todos que já tinham postado comentários aqui, e lamento muitíssimo por ter perdido tanto carinho que aqui foi manifestado! 




quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Revista Eletrônica " Vida Todo Dia"...



É com imenso prazer que venho compartilhar com  vocês a Revista Eletrônica "Vida Todo Dia" . A mesma está sendo lançada esta semana com a participação de várias Blogueiras sob idealização e execução da querida Larissa Banister do Blog  "Vida Todo Dia"  amiga brasileira que mora em Londres...

 A Revista traz artigos bacanas sobre moda, decoração, culinária, viagem comportamento e muito mais, é uma revista voltada ao publico feminino... eu tive o imenso prazer de participar escrevendo um artigo sobre o Natal Luz e de quebra ser capa da Revista! Nem dá p descrever a minha alegria! 

Agradeço a Larissa pelo convite e parabenizo  todas as Blogueiras envolvidas, principalmente a própria Larissa que dedicou todo seu tempo a realização deste projeto, a revista será trimestral e se vc Blogueira quiser participar da próxima edição, escreva um bom artigo e mande para Larissa pelo e-mail "vidatododia@gmail.com"

Convido a todos para ler e folhear de um jeito bem moderno esta nova revista...Basta clicar no centro...




Créditos e Curiosidade: A Foto da Capa que tbém está no Topo do Blog, foi tirada em Abril deste ano durante um passeio no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, pela minha filha Manoella Bittencourt!

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

A "Mina da Passagem" em Mariana!

Minas
Continuando a série Cidades Históricas de Minas

Nossa passagem por Mariana foi bem rápida, apenas uma tarde ,saímos de manhã de Ouro Preto e seguimos para Mariana, apenas 13 km! 
 O objetivo era conhecer a Mina da Passagem,  a maior mina ainda aberta a visitação do mundo, com 30 km de tuneis e galerias onde os Portugueses e Ingleses retiraram cerca de 35 toneladas de Ouro entre os anos de 1819 até 1960 quando ela foi fechada devido a escassez do Ouro...

Mariana MG

Hoje a Mina recebe turistas de todas as partes do mundo, no dia em que visitamos, havia um enorme grupo de turistas franceses por lá! A mesma tbém é objeto de estudo para vários pesquisadores do mundo inteiro, que vem até ela para desvendar os segredos que ela ainda esconde! 


Conhecer a Mina é antes de tudo uma boa aventura,  a descida até ela é feita em um carrinho (sem muita segurança), o mesmo desce até o interior da Mina em uma velocidade emocionante kkkk... Lá embaixo um guia da própria Mina fica disponível para cada grupo que chega, dando explicações e contando um pouco da história do local! 

Indiana Jones

As galerias são enormes, existem cavernas e lagos onde mergulhadores do mundo inteiro exploram, sendo um dos maiores pontos de encontro de mergulhadores de caverna  do mundo!  Local proibido para quem não tem carteira de mergulhador!


É triste imaginar o que passaram tantos escravos neste lugar, sem duvida eles sofreram muito, a atmosfera sombria e escura ,os muros de pedras que eram construídos pelos escravos no seu 'horário de almoço" revela um clima de muito sofrimento...


Sem duvida é um lugar que merece a visita para quem faz um tour pelas cidades históricas!




A mina cobra 25 reais por pessoa, funciona todos os dias o dia todo, exceto Natal, há várias agencias em Ouro Preto que fazem o passeio, mas no nosso caso fomos sozinhos, a mesma está apenas 13 km de Ouro Preto

Outro blog que pode dar informações bacanas sobre Mariana e outras cidades históricas é o Matraqueando

Curiosidade: O programa do Fantástico "Fantasmagoria" passou uma noite nesta Mina onde as pessoas afirmam escutar gritos e outros sons a noite rrsrsr

OBS: Viagem realizada em Novembro de 2012

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Tiradentes e seus encantos!

Chafariz de São José
Além de experimentar uma culinária maravilhosa em Tiradentes, e presenciar um por do sol divino no alto da Igreja São Francisco de Paula, Tiradentes tem pontos turísticos encantadores, principalmente para os amantes de  História...

Igreja de Nossa Sra das Mercês
A ordem é  conhecer o Chafariz de São José nas proximidades do Largo das Forras que já contei aqui, passar pela Igreja de Nossa Sra das Mercês, e principalmente pela Matriz de Santo Antonio, esta a segunda igreja mais rica em ouro do Brasil! 


O Chafariz de São José, foi construído pelos escravos em 1749, e está em funcionamento até hoje, apesar de precisar de uma boa restauração, o mesmo com características do Barroco e uma imagem com mais de 300 anos de São José, servia de bebedouro para os cavalos e habitantes da região, e 2 tanques laterais serviam de lavanderia para as lavadeiras. Passar pelo chafariz e registrar uma foto é ponto obrigatório para quem visita Tiradentes! 


Além do Chafariz, outro ponto obrigatório é a Matriz de Santo Antonio, toda imponente e vibrante, no alto da cidade rodeada de ladeiras com casarões muito charmosos, podendo ser vista de vários pontos da cidade. Aliás, vista de longe e do alto, curiosamente observarmos no seu portal  a imagem de São Francisco de Assis, fiquei toda arrepiada quando constatei o fato! 


A Igreja possuí um órgão de 1785 trazido de Portugal, o mesmo produz belos espetáculos todas as Sextas e sábados. O Altar em Ouro é de tirar o folego, o Barroco que está presente nas obras confundindo nossos olhos com tamanha riqueza de detalhes, é simplesmente divino, ficamos horas admirando o altar desta Igreja, mas as fotos são proibidas! Só indo lá p conferir!


Além desses passeios, uma boa opção é o passeio super charmoso de Maria Fumaça até a cidade de São João Del Rei, são apenas 7 km, nós não fomos, mas com certeza vale a pena, principalmente para quem vai com um pouco mais de tempo, a parada em São João Del Rei dura quase o dia todo, sendo uma boa oportunidade para conhecer o centro histórico da cidade! 


A mesma sai 2 vezes por dia, as 11 e as 15, e o ingresso deve ser adquirido bem cedinho, pois apesar da enorme capacidade da Maria Fumaça, os ingressos se esgotam rapidamente!


Próximo Post: As Igrejas e a Mina da Passagem da cidade de Mariana!

OBS: Todas as fotos são de nossa autoria.
Viagem realizada em Novembro de 2012

domingo, 2 de dezembro de 2012

O "Largo das Forras" em Tiradentes!


A praça principal de Tiradentes

Em Tiradentes tudo acontece nos arredores do Largo das Forras, uma praça rodeada de casarões preservados, onde funcionam vários bares e restaurantes...



A cidade de Tiradentes além de toda riqueza cultural que falarei posteriormente, tbém é um Polo Gastronômico de Minas, por isso os preços são em maioria, bem salgadinhos!
Tiradentes não é um lugar onde se come barato, salvo raras exceções, lá estão vários Chefs renomados e restaurantes estrelados, que expõem o melhor da comida mineira além de outras culinárias... 


No nosso caso experimentamos a Estalagem do Sabor, e o Santíssima Gula, além de outro que infelizmente esquecemos o nome, fica bem em frente ao monumento de Tiradentes no Largo das Forras,  lá comemos as delicias que estão nas fotos! 

Delicias da cozinha mineira


É importante dizer que alguns Restaurantes não aceitam cartão de crédito, assim como algumas lojas de Tiradentes! Os bancos que funcionam por lá são Itaú, Bradesco e Banco do Brasil!

Bradesco Tiradentes MG

No Largo das Forras é possível tbém, alugar cavalos para um passeio, ou charretes que percorrem alguns pontos turísticos das proximidades do Largo, com direito as explicações turísticas dos Charreteiros, por um precinho bem camarada, mas há concorrência pois são muitas charretes...


O calçamento das ruas neste trecho é original da época em que a cidade ainda era uma pequena vila, por volta de 1702, sendo este em Pedras Capistranas. Devido este calçamento, a cidade não é adequada para ser percorrida com saltos, as mulheres que insistirem nisso vão se dar mal! Digo, por que vi algumas equilibristas pelas ruas de Tiradentes, sem o menor charme rsrsr  

Várias lojas de artesanato tbém estão localizadas por ali, aliás a cidade é uma tentação em objetos de artesanato para decoração, desde os mais rústicos até os mais elaborados, porém obviamente os preços nesta localidade são mais salgados do que fora dela, sendo assim não posso deixar de falar do vilarejo de "Bichinho" localizado a  15 km de Tiradentes onde é possível encontrar os mesmos artesãos que vendem p Tiradentes, com preços bem mais em conta!

Arquitetura de  Tiradentes MG

Próximo Post: : A Matriz e o Chafariz

Viagem realizada em Novembro de 2012


quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Tiradentes...Um Pôr do Sol Encantador...


Foi em Tiradentes no ultimo feriado da "Proclamação", que tivemos a oportunidade de apreciar o por do sol mais encantador que já vimos, pertinho da casa de Deus e de frente para outra casa de Deus rsrs


É comum as pessoas subirem até o alto da Igreja São Francisco de Paula, (a mesma em restauração), para apreciar o Por do Sol que acontece por trás da Igreja Matriz de Santo Antonio, localizada do outro lado da cidade. E tbém para fotografar a mesma!

Igrejas de Tiradentes

Obviamente não podíamos perder esta oportunidade, o dia estava belo em Tiradentes, não havia nuvens e o sol nos brindou com sua presença o dia todo! Lá, além de apreciarmos a vista do centro histórico da cidade e vermos de modo privilegiado a Matriz de Santo Antonio, a segunda Igreja mais rica em Ouro do Brasil, ainda pudemos passar momentos de pura descontração!

O amor está no ar

Assim sendo, montamos o nosso tripé, aliás foi a sua estréia rsrs, descobrimos que o mesmo é indispensável em uma viagem, principalmente a dois...


 e enquanto o sol ia abençoadamente se pondo, curtíamos e tirávamos zilhões de fotos. Nunca vi marido tão inspirado...rsrsr

Os lugares mais românticos do Brasil

Bom, como não temos "ainda" um curso de fotografia,  erramos muito testando as funções da câmera, mas ainda assim tiramos boas fotos e vivemos outro grande momento da viagem! Por isso indo a Tiradentes não deixe de subir na Igreja São Francisco de Paula p apreciar este momento! 

Fotos alegres

OBS: Todas as fotos são de nossa autoria com ajuda do nosso tripé rsrsr
Viagem realizada em Novembro de 2012!



Localização de onde ver o por do sol, alto da Igreja de Nossa  Francisco de Paula, no verão a partir das 17:30. É bom levar um lenço ou similar para sentar no gramado



Leia Também:

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

A arte do Mestre Aleijadinho em Congonhas!


Iniciando a Série Cidades Históricas de Minas...

A cidade de Congonhas foi nossa ultima parada no tour pelas Cidades Históricas de Minas, portanto estou iniciando está série de trás p frente! A cidade está localizada a 70 km de BH, e 200 de Tiradentes...passamos por ela retornando para BH onde pegamos o voo de volta para Campinas...

Congonhas do Campo turismo

Sem dúvida um dos momentos mais emocionantes desta viagem foi ter visto de perto os doze profetas esculpidos em pedra pelo mestre Aleijadinho na basílica "Senhor Bom Jesus de Matosinhos" , sendo esta uma das principais obras do mestre, além de ser Patrimônio Mundial da UNESCO

Aleijadinho e os doze profetas

 Me lembro de ter estudado muito estas obras nas aulas de história, por isso vê-las de perto foi emocionante, eu pude vivenciar e sentir de fato a importância do Mestre Aleijadinho para nossa história! Não vou descrever a sua biografia pois é rica demais para ser falada de modo tão resumido! Para conhecer ou relembrar a importância do Mestre, clique aqui!


A basílica foi construída em 1773, está localizada no alto do Morro do Maranhão em Congonhas, a mesma é considerada um santuário. Além da igreja e dos Profetas de Aleijadinho, ela tbém abrange  6 capelas com cenas que retratam a Paixão de Cristo, onde todos os anos é realizada a via sacra! 


As esculturas da via sacra que estão localizadas dentro das capelas nos arredores da basílica, tbém foram em maioria feitas por Aleijadinho, esculpidas em Cedro e pintadas pelo mestre Manoel da Costa Ataíde! Em outro post mostrarei as esculturas da Via Sacra!


Particularmente tive dó de ver estas obras expostas ao vento, sol, e chuva, nitidamente elas estão sofrendo os desgastes do tempo, a proposta de coloca-las distribuídas na frente da Igreja  sem duvida é imponente, mas sendo de um valor histórico tão grande na minha opinião deveriam passar por constante preservação! Soubemos que a prefeitura já cogitou remove-las a um museu substituindo-as por réplicas, mas a população se manifestou contra devido o forte apelo turístico que possuí para a cidade

Pedra Sabão

A cidade de Congonhas não é um polo turístico, e não tem um centro histórico atrativo como as demais cidades, por isso uma tarde é suficiente para visita-la. Na minha opinião deixa-la de fora do roteiro seria um sacrilégio turístico em se tratando das Cidades Históricas! 

Cidades históricas de Minas



A entrada é  gratuita no interior da basílica
A mesma está aberta de terça a domingo de 8 às 18
Localização: Alto do Morro do Maranhão





OBS: Todas as fotos são de nossa autoria, viagem realizada em Novembro de 2012